' LITURGIA NO BDSM - DIÁRIO DE UM DOMINADOR - GLADIUS | BDSM, Fetiches e Relacionamentos

LITURGIA NO BDSM



+++++++++++++

Texto revisado que faz parte da obra DIÁRIO DE UM DOMINADOR - CRÔNICAS - LIVRO 1, no livro você encontra  as notas de atualização do autor, presentes apenas no livro junto dos outros textos do Blog publicados.


+++++++++++++

LITURGIA NO BDSM

Publicado em 23/04/2008


Liturgia é uma palavra muito falada dentro do BDSM e creio que as vezes ela possa ser usada forma indevida. Habitualmente o seu uso se dá na forma do termo “BDSM Litúrgico” para descrever um tipo de BDSM melhor ou no mínimo mais sério. Outra é a divulgação da “Liturgia BDSM” como um jeito certo e definitivo de se viver uma relação fundamentada nos jogos de poder. 

Vamos começar pelo dicionário para ter uma baliza na origem da palavra para depois avançar na direção do seu verdadeiro significado dentro do BDSM:

Do Oxford via Google [1]:
substantivo feminino 
1. o conjunto dos elementos e práticas do culto religioso (missa, orações, cerimônias, sacramentos, objetos de culto etc.) instituídos por uma Igreja ou seita religiosa.
2. conjunto das formas (palavras, gestos) utilizadas na realização de cada um dos ofícios e sacramentos; rito.
3. na Igreja oriental, a missa.
4. ramo das ciências eclesiásticas cujo objeto é a história do culto católico e seu direito canônico.

Liturgia vem do grego “leitourgos”, que descrevia pessoa do serviço público ou que conduzia cerimônia sagrada. Sua origem enfatizada no dicionário passa a ser vinculada ao uso religioso a partir do seu uso em torno do século XVI para descrever ordem e conteúdo dos ritos e cerimônias. Por extensão a palavra atualmente sendo emprestada para descrever rotinas, protocolos, ritos e cerimoniais de outras áreas, como empresas, entidades e como tratado neste texto, BDSM.

Algo absolutamente claro e cristalino é que o BDSM tem também em sua constituição, rituais e cerimonias, dado que dentro de contextos às vezes elaborados de forma sofisticada, se formam condições em que as partes venham a extrair a hierarquia de que se alimentam.

Mas daí para se afirmar que existe uma liturgia BDSM existe uma enorme distância. Distância essa que existe na sutil diferença entre liturgia BDSM e BDSM com liturgia, onde uma simples mudança na ordem das palavras define exatamente a realidade.

Da forma como vejo, o BDSM é um termo que rotula e define toda a região da sexualidade humana fundamentada de jogos de poder, balizada pelo instituto do S.S.C. (Segurança, Sanidade e Consensualidade) que define de forma clara o limite do que pode e o que não pode dentro dessa região.

Então, este sendo um nível básico, tudo o que ocorre além disso, ou seja, em um nível mais avançado de descreve no “como” esses jogos de poder são vividos, coisas que são de âmbito absolutamente pessoal, ou seja, pura questão de gosto.

E se é questão de gosto em que, desde que seguidos os parâmetros citados anteriormente, cada um vive como quiser. E é neste exato ponto que o termo “uma liturgia BDSM” colapsa.

Agora vamos fazer as conexões lógicas. 

Dado que quando fazemos alguma coisa, esta coisa segue uma ordem predefinida ou uma série de regras próprias e já que cada um pode viver do seu jeito, este “jeito” é constituído de ritos e protocolos próprios. É lógico que, é possível afirmar que, independentemente da complexidade desses ritos e protocolos, cada um tenha a sua própria liturgia BDSM.

Também é lógico que esta liturgia, sendo funcional e consistente, pode ser seguida por outras pessoas e até por grupos que se identifiquem com este formato.

Levando em consideração de que até a simples decisão pelo não uso de regras é uma regra, o termo BDSM Litúrgico pode sim definir o BDSM como um todo. E até a leitura de que o BDSM de alguém possa ser mais litúrgico que o de outro termina sendo impossível, dado que essa definição é recheada de fatores subjetivos.

O nível de BDSM que alguém vive de fato é impossível de ser medido, pois ainda não se formou uma unanimidade em termos de condições e metas para se medir isso, não havendo nada além dos achismos de cada um para tentar explicar algo relativo.

Isto tudo posto, chego a concussão de que o termo “BDSM Litúrgico” se mostra redundante e posso consolidar a definição de Liturgia BDSM como o conjunto dos rituais, posturas, elementos, práticas, palavras, gestos e atitudes, em sequência organizada, que descrevem de forma clara um estilo pessoal, fazendo assim com que seja seguido de maneira clara por outras pessoas que queiram seguir essa determinada linha, conjunto este que pode ocorrer apenas dentro do âmbito do S.S.C. (Sanidade, Segurança e Consensualidade).

Enfim vejo que a maneira correta de se colocar a palavra liturgia junto com a sigla BDSM é no plural, pois o que existe mesmo são Liturgias BDSM para definir o comportamento individual ou de grupos dentro do Universo dos Jogos de poder.


MASTER GLADIUS

[1] - Definições de Oxford Languages via consulta direta no Google


++++++++++++++++++++




 

LITURGIA NO BDSM LITURGIA NO BDSM Reviewed by Gladius on janeiro 01, 2024 Rating: 5

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.