Bondage - Direto ao ponto

NOTA >>> Grupos de debate já existiam na era pré Whatsapp, onde eram discutidos temas diversos, indo dos mais básicos aos mais polêmicos.
Como a falta de material referência, problema que afeta o meio BDSM até hoje, alguns colocavam em debate coisas que para mim pareciam sem lógica e baseadas em meros achismos.
Não foram poucas as vezes que intercedi, entrando no debate com os meus achismos, nem sempre de concordância unânime, mas sempre devidamente fundamentados.
Alguns, como este que foi o primeiro, terminou se transformando em um post.
Hoje em dia a minha visão se expandiu em relação ao acrônimo BDSM, estando nele a descrição de como as pessoas que saboreiam a sua sexualidade conectadas com a dinâmica do poder. 

Texto por mim postado em resposta ao Post abaixo na Comunidade BRAZIL BDSM do fetlife.com

Por que BDSM e não DSM?   MESTRE_LOGOS started this discussion - FetLife
Penso que o Bondage é apenas mais uma prática, que como qualquer outra pode ser sádica ou de dominação ou os dois; então por que ela aparece na sigla? Seria o mesmo de que quem gosta mais de Ponyplay inventasse "PDSM". O certo parece ser somente "DSM": Dominação e Submissão; Sadismo e Masoquismo. Alguém sabe o porquê de terem inventado "BDSM" e não "DSM"?


Direto ao ponto

Numa pesquisa rápida na internet encontramos os seguintes significados para Bondage:

- escravidão
- servidão
- dependência
- sujeição
- cativeiro

Bondage é usada sem tradução pelo puro e simples fato de não haver no Português uma palavra equivalente que comece com B e mais, nenhuma palavra que reúna em si mesma toda a profundidade que tem para o Inglês, que numa interpretação livre de minha parte, seria aprisionamento.

Na complexidade das descrições que a própria língua Inglesa dá ao termo, podemos perceber o quanto a pobre simplificação da tradução direta para o português induz ao erro.

E o erro mais comum é se achar que Bondage é a prática de se imobilizar com cordinhas. Alguns até confundem com Shibari, que também é muito mais do que uma prática de se imobilizar com cordinhas.

No que tange a Pony Play, este, assim como Shibari ou Gor, são palavras que descrevem estilos e atividades muito mais densas e complexas do que a maioria julga. Tão profundas que habitam um universo próprio e que se enquadram dentro do BDSM apenas pelo fato de terem uma conotação D/s em suas estruturas. Um bom tema para se discutir em outra oportunidade seria "Os Universos paralelos ao Universo BDSM".

Uma explicação razoável é que Bondage é toda a atividade que implique em aprisionamento e este ato de aprisionar pode ser executado também com algemas, correntes, celas e até com as próprias mãos.
Discipline que forma seu par na sigla é outra palavra que perde muito do significado na tradução direta. Na internet está assim:

Discipline

- disciplina
- castigo
- punição

Esta combinação, Bondage/Discipline descreve no Inglês, de forma bem adequada, as relações entre Dominadores (as) e escravos(as), onde estes últimos têm em suas fantasias entre outras coisas, restrição de movimentos e sentidos, punição e tortura e principalmente, o fato de que isso pareça estar sendo feito contra a vontade. Afinal de contas, escravidão é algo imposto e essa imposição é que faz essa região do nosso universo ser tão intensa.

Portanto se a sigla BDSM é uma boa maneira para descrever o nosso universo eu não sei, mas seja qual for essa maneira, Bondage é parte absolutamente essencial e com certeza deve fazer parte dela, não necessariamente com esta palavra da língua inglesa, mas com certeza com o espírito do seu significado.

GLADIUS MAXIMUS
Bondage - Direto ao ponto Bondage - Direto ao ponto Reviewed by Gladius on julho 02, 2008 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.