' O Mentor e o Protetor no BDSM - DIÁRIO DE UM DOMINADOR - GLADIUS | BDSM, Fetiches e Relacionamentos

O Mentor e o Protetor no BDSM


BDSM, dominação, submissão, protetor, mentor, mestre, dono

Algumas palavras emprestam o seu significado para atos ou processos específicos no BDSM. Um exemplo disso é "Mestre", ou seja, aquela “pessoa dotada de excepcional saber, competência, talento em qualquer ciência ou arte... indivíduo que ensina”.

No BDSM, além de ser um título, é utilizado para descrever o papel de um Dominador ou de uma Domme, que ensina e interage de forma prática, sem ter uma relação de posse com a parte que se submete.

Logo, são Mestres de seus parceiros:
  • os que exercem o seu domínio em interações eventuais (com play partners);
  • os que exercem o seu domínio de forma contínua, mas que ainda não consolidaram a relação de propriedade, ou seja, não são Donos;
  • os que interagem de forma profissional (recebendo tributos daquele que se submete).
Da mesma forma que “Mestre”, "Mentor" extrapola o seu significado básico de “pessoa que serve a alguém de guia, de sábio e experiente conselheiro... por extensão, pessoa que inspira, estimula, cria ou orienta (ideias, ações, projetos, realizações etc.)”, descrevendo o indivíduo que ensina sem a existência de hierarquia.
E já que não há uma relação hierárquica, uma submissa poderia ser mentora de um Dominador… foi justamente o que aconteceu comigo, quando passei a frequentar o meio BDSM de São Paulo. Fui recebido por uma amiga submissa, que me informou sobre toda a dinâmica que regia aquele grupo.

Logo, qualquer pessoa pode “mentorar” (termo utilizado no meio) no BDSM, bastando que uma parte tenha interesse em ensinar e a outra, em aprender. E essa relação não precisa ser pública, uma vez que não há qualquer necessidade de revelarmos que alguém, seja quem for, está nos ensinando algo.

Atualmente, vem ocorrendo um fenômeno interessante no BDSM... a fusão dos termos “Mentor” e “Protetor”, apesar de serem figuras diferentes dentro deste universo.
O “Protetor” está relacionado à figura do “Tutor”, ou seja, aquele que ampara, protege, defende... o guardião. E ao contrário do "Mentor", que participa de uma relação que é de interesse apenas das partes envolvidas, o "Protetor" deve ser divulgado.
De certa forma, é uma palavra um pouco pesada, parece que estamos falando de um guarda-costas... e não é. O sentido é realmente de “padrinho” ou “tutor”, encaixando-se perfeitamente na mensagem que se quer passar: "esta pessoa é iniciante, está chegando agora, não está só, é minha amiga".

Em termos práticos, é uma forma de evitar que idiotas e irresponsáveis aproximem-se de iniciantes, já que estes terão com quem checar se as ideias correspondem aos fatos. É um sinal de alerta para os “sem noção”: “não perca seu tempo com essa pessoa…”.

Como já disse, o Mentor e o Protetor exercem funções diferentes no BDSM, mas estes papéis são fixos?

As relações de “mentorado” ou “protetorado” podem se fundir, migrar de uma para outra e até evoluir para relações de posse. Se fosse diferente, não existiriam casos de professores que se casaram com seus alunos.

No entanto, isso que se vê por aí (fulano mentorado de sicrano), dando a entender que está ensinando e protegendo ao mesmo tempo, me leva a pensar na desnecessidade de dar nome a coisas que já tem nome.

Enfim, quando um professor recebe a tutela de alguém, ele passa a ser um tutor, ainda que continue a ensiná-lo. O mesmo ocorre com o Mentor ao assumir a função de proteger… ele torna-se um Protetor.


GLADIUS MAXIMUS

O Mentor e o Protetor no BDSM O Mentor e o Protetor no BDSM Reviewed by Gladius on março 24, 2017 Rating: 5

4 comentários:

  1. Gostaria de conhecer 💋💞💃

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria de conhecer o que exatamente?

      Excluir
  2. Gostaria de um mentor pra me ensinar à ser uma boa domme para meu escravo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um curso específico para Dominantes iniciantes... de uma olhada nos meus cursos seguindo o link abaixo:
      Cursos & Consultoria

      Excluir

Tecnologia do Blogger.